terça-feira, 16 de outubro de 2012

Outubro Rosa - “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”


A campanha de prevenção ao câncer de mama convoca às mulheres a estarem atentas à saúde. Com o slogan “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, ela incentiva  a conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres.
O Movimento “ Outubro Rosa” nasceu  há décadas nos Estados Unidos e tem o objetivo de fazer um importante alerta sobre os perigos do câncer de mama.
Outubro é o mês de prevenção do câncer de mama e uma campanha mundial tenta chamar a atenção das mulheres para o problema.
“ Outubro Rosa” é uma campanha que alerta sobre a importância da mamografia. Se identificado no começo, o câncer de mama tem quase 100% de chances de ser curado.
Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio.
O Câncer de Mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 
 Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Para o enfrentamento do câncer, são necessárias ações que incluam: educação em saúde em todos os níveis da sociedade; promoção e prevenção orientadas a indivíduos e grupos (com ênfase em ambientes de trabalho e em escolas); geração de opinião pública; apoio e estímulo à formulação de leis que determinem a garantia de ações na defesa da saúde pública.
“ Outubro Rosa” tem como foco principal a prevenção do câncer, destacando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. O desafio, de acordo com os especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com 
mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura.


Nenhum comentário: